“A terra é insultada. E oferece suas flores como resposta”

(Rabindranath Tagore)

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Babosa e seus benefícios

Coisas interessantes sobre o Aloevera (Babosa)


aloe_arborescens  
É uma planta da família das Liláceas que possui inúmeras propriedades e entre as muitas espécies a “Barbadensis” é considerada a verdadeira. Por isso seu nome “Aloe Vera”. São de destacar suas propriedades curativas, regeneradoras, umectantes e nutritivas. É chamada a planta da beleza e da saúde, e o seu descobrimento remonta-se a milênios atrás.

     Na atualidade, instituições científicas e docentes, como o Instituto de Ciências e Medicina Linus Pauling (de Palo Alto, California), o Instituto Weisman (de Israel), a Universidade de Oklahoma (EE.UU) e outros que serão indicados mais adiante, têm efetuado estudos formais sobre a espécie de Aloe Vera chamada Barbadensis Miller apoiados por provas de laboratório e experiências químicas.
 

babosa-TL

 

Propriedades

     Algumas das suas propriedades são as seguintes:

INHIBIDORA DA DOR – Seus princípios ativos tem uma notável capacidade de penetração até as camadas mais profundas da pele, inibindo e bloqueando as fibras nervosas periféricas (receptoras da dor), interrompendo de modo reversível a condução dos impulsos. Além disso, reduz a dor por possuir uma poderosa força anti-inflamatória.

ANTIINFLAMATORIA - A Aloe Vera tem uma ação similar à dos esteroides, como a cortisona, mas sem seus efeitos colaterais. Por isso é útil em problemas como bursites, artrites, lesões, golpes, mordida de insetos, etc.

QUERATOLITICO – Faz com que a pele danificada dê lugar a um tecido de células novas.

ANTIBIOTICO – Sua capacidade bacteriostática, bactericida , fungicida e anti-viral, elimina bactérias (inclusive Salmonela e Estafilococos) que causam infecções, inibindo sua ação danosa.

REGENERADOR CELULAR – A Aloe Vera possui um hormônio que acelera a formação e crescimento de células novas. Graças ao cálcio que contém, elemento vital na osmose celular (intercâmbio de líquidos), ajuda às células a manter seu frágil equilíbrio interno e externo.

ENERGÉTICO E NUTRITIVO – Uma das características de maior importância da gelatina é que contém 18 aminoácidos , necessários para a formação e estruturação das proteínas, que são a base das células e tecidos. Também contém minerais como cálcio, fósforo, cobre, ferro, manganês, magnésio, potássio e sódio, todos elementos indispensáveis para o metabolismo e a atividade celular. Aloe Vera contém também vitaminas: A, excelente para a visão, cabelo e pele, vitamina B1, B3, B6, B12, para o sistema nervoso central e periférico e vitamina C, responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico e pela tonicidade dos capilares do sistema cardiovascular e circulatório.

DIGESTIVO – A Aloe Vera contém grandes quantidades de enzimas necessárias para o processamento e aproveitamento dos carboidratos, gorduras e proteínas no organismo.

DESINTOXICANTE – Contém ácido urônico, elemento que facilita a eliminação de toxinas o nível celular, e a nível geral estimula a função hepática e renal, primordiais na desintoxicação do nosso organismo.

REIDRATANTE E CICATRIZANTE – Penetra profundamente nas três camadas da pele (derme, epiderme e hipoderme), graças à presença das ligninas e dos polisacáridos. Restitui os líquidos perdidos, tanto naturalmente como por deficiências de equilíbrio ou danos externos, reparando os tecidos de dentro para fora tanto nas queimaduras (fogo ou sol) quanto as fissuras, cortes, ralados, esfolados, perda de tecidos, etc. São muitos benefícios tanto para uso tópico (externo) na pele como em membranas e mucosas.
 
ANTIALÉRGICO – Combate às alergias sem os efeitos indesejáveis de outros produtos como os que são baseados em cortisona.

Composição química

     O Gel da planta contém muitos nutrientes (mais de 200), o que faz dela um meio de fornecer ao organismo do combustível que necessita para manter ou recuperar a saúde. São esses nutrientes os responsáveis dos efeitos benéficos do gel. Por isso é conhecida como “A Planta Milagrosa”, ainda que, na verdade, é o corpo humano que faz os milagres.

     Entre outros componentes, o gel da planta tem:

12 VITAMINAS:entre eles -> A, C, B1,B2, B3, B6, o complexo B12, C, E

20 MINERAIS: entre eles -> cálcio, fósforo, potássio, ferro, sódio, cobre, cromo, magnésio, manganês e zinco.

18 AMINOÁCIDOS :entre eles, sete dos oito essenciais -> Fenilalanina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Treonina, Valina, Ácido Aspártico, Ácido Glutâmico, Alanina, Arginina, Glicina, Histidina, Prolina, Serina, Tirosina, Cisteína e Hidroxiprolina

ENZIMAS :lipases, creatina fosfoquinase, nucleotidase, fosfatase alcalino, proteolitiase, lipases, catalases, amilases, proteases, celulases, bradquininase

MONO E POLISSACARÍDEOS :São vários os mucopolissacarídeos contidos no Gel de Aloe Vera. Entre outros destacam-se: celulose, glucose, galactose, xilose, arabinose, manose, aldopentose, ácido urônico, lipase,alinase, etc. O Gel de Aloe Vera contém alto teor de uma substância chamada acemannan (acetil-manose) .

ALGUMAS DAS OUTRAS SUBSTÂNCIAS :ácidos graxos, ligninas, saponinas, antraquinonas , hormônios , ácido salicílico, esteroides

Fonte:dietaecia

aloe-07-399x300

Hidratao_cabelos_babosa

Um comentário:

  1. Gostaria de saber os benefícios que as flores podem trazer à saúde, já que estamos no tema sobre flores

    ResponderExcluir