“A terra é insultada. E oferece suas flores como resposta”

(Rabindranath Tagore)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cuidado com as flores comestíveis

Cuidado com as flores comestíveis
Por: Rose Aielo Blanco*



Existem diversas flores que frequentam a nossa mesa normalmente: o brócolis, a couve-flor e a alcachofra são bons exemplos. As flores de abóbora - chamada em algumas regiões de "cambuquira" - também são muito usadas na culinária. Acontece que essas flores não são utilizadas para fins ornamentais e por isso não ficaram tão famosas como "flores comestíveis". Dentre as ornamentais que são consideradas comestíveis, destacam-se a capuchinha, rosas, begônias, calêndula, amor-perfeito e violetas, neste caso, a Viola odorata e não a violeta africana.
Detalhe interessante: quando falo em flores comestíveis, nem sempre estou me referindo à flor inteira. Em alguns casos, o que é possível comer são as suas partes ou mesmo as inflorescências. Por exemplo, da couve-flor comemos a inflorescência inteira; da alcachofra comemos o receptáculo floral e as partes carnosas das brácteas e das rosas apenas a corola (ou as pétalas). Já a capuchinha comemos inteiras, inclusive seus frutinhos, quando em conserva, lembram bastante o sabor das alcaparras.
As flores podem entrar como ingredientes nas receitas, mas a forma mais fácil de usar as flores e colocá-las nas saladas. Mas atenção: muitas flores podem ser tóxicas ou mesmo venenosas, por isso cuidado: só use flores na alimentação quando tiver certeza de que não tenham nenhuma parte tóxica. Os alérgicos a pólen também devem ficar atentos.
É importante, ainda, ficar claro que as flores utilizadas na alimentação não são essas vendidas em floriculturas ou gardens centers, pois são tratadas com produtos químicos que podem trazer sérios danos para a saúde. Flores comestíveis devem ser adquiridas de produtores especializados, que não utilizam qualquer tipo de agrotóxico ou tratamento químico em seu cultivo. E a outra forma segura de ter flores comestíveis é cultivá-las em casa. Além do prazer de plantar suas próprias flores, você vai ter certeza de estar consumindo um produto puro e livre de produtos químicos!

* Rose Aielo Blanco é jornalista, escritora e editora do www.jardimdeflores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário