“A terra é insultada. E oferece suas flores como resposta”

(Rabindranath Tagore)

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Coroa-de-Cristo

Nome popular: Coroa-de-Cristo; Coroa-de-espinho; Colchão-de-noiva; Dois-irmãos; Bem-casados; Martírios.
Nome científico: Euphorbia millii Des Moul.
Família: Euphorbiaceae.
Origem: Madagascar.

coroa-de-cristo-vermelha

É um arbusto do tipo suculento, que possui espinhos agressivos, chegando de 50 a 80 cm de altura. Suas inflorescências vermelhas, róseas, amarelas ou brancas são formadas durante o ano todo, e possuem grande valor ornamental. Dá um aspecto mais seco ao jardim.
É adequado para bordaduras ou renques, com função de cerca-viva promovendo impedimento físico da passagem de pessoas e alguns animais. Se necessário, é mantido podado.
A planta produz um látex bastante tóxico. Porém, os espinhos da planta já costumam manter as crianças longe delas, não oferecendo grandes riscos. Mas lembre de lavar bem as mãos após manusear a planta, pois o látex é irritante.
Cresce em regiões de baixas e altas temperaturas, mas não tolera geadas.

Como cuidar:
Exige boa quantidade de luz, com sol direto, para que cresça continuamente. Tolera meia-sombra, mas geralmente não floresce nessas condições. Prefere umidades relativas do ar baixas, o que ocorre mais em locais mais quentes. Não tolera solos encharcados, portanto, deixe a terra secar bem antes de regar novamente, e nunca deixe a terra inundada.
Como reproduzir: Multiplica-se facilmente por meio de estacas dos ponteiros, preparadas de preferência durante o inverno, porém podendo ser estaqueadas diretamente no local de plantio definitivo. Para fazer as estacas, corte algumas pontas da planta e lave o látex, deixando secar por um dia antes do plantio.

40006341

euphorbia-milii-yellow-c-u-own

A20coroadecristo

euphorbia_milii

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário