“A terra é insultada. E oferece suas flores como resposta”

(Rabindranath Tagore)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Violetas – cuidando e cultivando

As violetas, embora não sejam as flores mais perfumadas, são preferência nacional por serem simples de cuidar e muito coloridas. Elas são originárias da África do Norte e existem várias espécies, sendo que algumas delas chegam a mais de 15 centímetros de altura.
Embora sejam muito fáceis de manter, existem alguns cuidados que devem ser tomados com essas flores

     

CULTIVO DA VIOLETA

Cultivada desde em vasos de plástico até xaxins, as violetase também apresentam boa aceitação a vasos de barro, pois este tipo de vaso, acaba por absorver o excesso de umidade que pode levar a planta a ter problemas como o apodrecimento de suas raízes. Suas raízes são bastante sensíveis, requerendo um substrato de boa qualidade e aeração, evitando também o acúmulo de água.

foto-violetas-azuis-04

MUDAS DE VIOLETA

Para fazer a muda de uma violeta você precisa apenas retirar uma das folhas sadias, introduzi-la, sem enterrar em um novo vaso com terra de boa qualidade e regar. Essa folha será a matriz que dará origem à nova planta.
Caso você pretenda mudar sua violeta para vasos de barro, deixo mergulhado por algumas horas em um recipiente com água para evitar que o vaso acabe por absorver a umidade da terra logo após a muda. Ao fazer a muda, tenha um certo cuidado para não plantá-la muito funda, pois caso isso aconteça você poderá perdê-la.

DSC01514

COMO CUIDAR

Assim como qualquer outra planta, sua violeta está sujeita ao ataque de pragas. Em nossa série de postagens denominada "Devoradores de plantas" você poderá saber mais sobre algumas pragas e como combatê-las.
Se sua violeta apresentar algum sintoma fora do normal a causa pode ser:
Manchas queimadas - Elevado nível de E.C., intoxicação por produtos químicos.
Folhas amareladas - Quantidade de luz, falta de nutrientes.
Folhas com manchas brancas - Temperatura da água abaixo de 21 graus, principalmente no frio.
Evite molhar as folhas, quando for colocar água, coloque diretamente no vaso.
No verão, regue-a duas vezes por semana, no inverno apenas uma.
As violetas não gostam muito de cloro, for isso ferva a água ou deixe-a descansando um dia antes para que o cloro, tão odiado pelas violetas evapore.

6_1g

images  cc

violetas_1

violeta

2090440461_04de27caa4

Eu sou apaixonada por essas pequeninas flores . "São mimos indispensáveis para deixar qualquer lugar mais charmoso e sofisticado. Não é mesmo? Afinal todo mundo gosta de um ambiente bonito e agradável."

Nenhum comentário:

Postar um comentário