“A terra é insultada. E oferece suas flores como resposta”

(Rabindranath Tagore)

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Crisântemo como cuidar

 
O Crisântemo é uma planta com flor que é muito popular no continente Asiático, sendo esse o seu país de origem. Pelo que se sabe, a China já cultiva esta planta à mais de 2000 anos, daí esta afirmação sobre a sua real origem.
E é na China que o Crisântemo é uma planta nobre. A tradução de “crisântemo” em Grego é “flor-de-ouro”. Depois da China, o Japão ganhou interesse na flor e até se tornou um ícone nesse país. Eles acreditavam que ao meterem uma pétala desta magnífica flor sobre um copo de vinho traria saúde e prosperidade.



Chegou à Europa por volta de 1700 onde onde começou a ser geneticamente melhorado, permitindo que hoje pudéssemos ter tantas variedades. Atualmente o tipo "margarida", bastante comum no Brasil e na Europa; o "spider" com pétalas tipo alfinete e o "pom pom" crespo e arredondado tem bastante destaque. Com relação ao tamanho, os crisântemos dividem-se entre, largos, médios e minis, dependendo da finalidade (corte ou vaso). As cores podem ser as mais diversas possíveis, destacando-se: o branco, amarelo, vermelho, lilás, roxo e salmão.

COMO CUIDAR DO CRISÂNTEMO


O Crisântemo pode ser cultivado tanto em vaso quanto em canteiros. Devido a muitos pedidos dos nossos leitores, preparamos algumas recomendações a serem seguidas:
Luminosidade – Manter a planta em local com luz indireta.
Água – Colocar água a cada dois ou três dias, mantendo a terra sempre úmida, porém sem encharcar a planta. Evitar deixar água no pratinho. Não molhar flores e folhas.
Adubo – Como existem vários destes produtos adube conforme instruções da embalagem do adubo que irá comprar.
Temperatura – É ideal manter a temperatura entre 17 e 28ºC.

Crisantemos_0040

Outro cuidado importante para manter o Crisântemos bonitos é retirar folhas e flores murchas e secas.
Atenção: seguir apenas uma dessas recomendações não garante plantas saudáveis. Dedique-se mais às plantas no seu dia-a-dia.


sssss

Crisantemos_0035






É difícil descrever o crisântemo em poucas palavra, já que existem centenas e centenas de variedades diferentes por todo o mundo actualmente. Hoje em dia qualquer pessoa pode ter o seu pequeno jardim de crisântemos facilmente. Eles são lindos e suas cores maravilhosas!

3 comentários:

  1. Adoro flores e esse blog é maravilhoso quando se trata desse assunto. Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Crisântemos ficam sempre floridos? As flores do meu estão murchando... Ele tá morrendo ou é normal e vai florir de novo depois? Muito legal o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corte as flores que estão morrendo para elas não roubarem nutrientes. O Crisântemo floresce várias vezes.

      Excluir