“A terra é insultada. E oferece suas flores como resposta”

(Rabindranath Tagore)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Uva-do-monte



Uva-do-monte
De acordo com a lenda alemã, arbustos de uva-do-monte cobriam a Terra nos sítios onde gnomos e duendes guardavam os seus tesouros, das pessoas que por ali passavam. Outrora, estas pequenas criaturas de barba cinzenta estavam à procura de um lugar onde podiam abrigar-se juntamente com o seu tesouro, mas as pessoas acabavam por encontrá-los.

Gnomos e duendes temiam pelos seus tesouros e então viajavam por toda a Terra a chorarem e a lamentarem-se, até que um arbusto de uva-do-monte teve pena deles. Ele ofereceu-lhes protecção e também prometeu-lhes que ninguém os iria encontrar. E assim foi, os gnomos todos contentes mudaram-se de armas e bagagens para o seu novo esconderijo. Levaram prata, ouro, pedras preciosas e o que não conseguiam carregar, as toupeiras, os lagartos e também os ratos ajudaram a levar. Enquanto os duendes iam a pé, os gnomos eram levados por sapos.

A arrumação durou 2 dias; depois de tudo estar pronto, esconderam-se todos no bosque nas suas tocas e outros esconderijos. Hoje em dia, acredita-se que os gnomos e duendes ainda estão lá a morar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário