“A terra é insultada. E oferece suas flores como resposta”

(Rabindranath Tagore)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Íris



Íris
O médico francês Odo deu-nos a conhecer a genealogia da íris. Esta flor nasceu na região da Ilíria.Também é conhecida por lírio-espada pelos alemães por causa das suas folhas. Mas os russos deram um nome delicado à flor, chamavam-na de "querida".

Os gregos referiam-se à "íris" quando viam um arco-íris, porque encontravam nele a mesma cor da flor. As íris também têm folhas muito bonitas, que se mantêm verdes até ao final do Outono. Também são famosas pelo aroma das suas raízes, cujo extracto é usado para fazer perfumes, vinho e doces. As suas raízes também são fortes e servem de presilhas nas ravinas, declives e encostas. Mas o que mais realça nesta flor é a sua beleza.

Em relação à lenda, as íris surgiram das lágrimas da mulher de um marinheiro, que chorou muito enquanto esperava pelo marido.

Existe ainda outra lenda sobre a íris. Outrora, na fronteira da floresta, floresceu uma flor mágica. Os animais da floresta e também os pássaros começaram uma disputa, para saber de quem era a flor. A disputa durou 4 dias e depois resolveu-se por si mesmo. As sementes amadureceram e o vento levou-as para lugares diferentes.

A família da Íris tem cerca de 1800 plantas, as quais pertencem a diferentes géneros.

A 5 de Maio no Japão todos os rapazes celebram o seu dia. É feito um talismã mágico de íris e de uma árvore de laranja silvestre. Este talismã irá proteger o rapaz de doenças e de desgraças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário