“A terra é insultada. E oferece suas flores como resposta”

(Rabindranath Tagore)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Áster



Áster
Já olhou para uma estrela distante? Se já olhou então reparou que a estrela não é apenas um ponto luminoso no céu. Mas a luz da estrela não é sempre a mesma. Às vezes é azul, outras branca e por vezes até cor-de-rosa. No meio é dourada e nas pontas é de uma cor escura. E parece que através desta luz, a estrela nos dá sinais e até mensagens que recolhe da Terra. Se calhar é por causa disso que as estrelas caem.

Quando as pessoas antigas se aperceberam disso tentaram saber, através das árvores e flores, qual era o possível interlocutor das estrelas. Encontraram umas flores pequenas com um círculo amarelo no meio, que eram parecidas com as estrelas.

" Áster!" exclamou um deles. A palavra Áster significa estrela e desde então, esta flor tem este nome. Foi trazida para a Europa da China em 1728 por Peter Inkerville. Ele importou as sementes da flor e apresentou-a a um botânico francês. O botânico plantou algumas flores no jardim Real Trianon e chamou-as "As Margaridas da Rainha".

A Áster é uma das plantas mais antigas. Quando os arqueólogos abriram um túmulo real com 2000 anos, encontraram entre folhas de loureiro e de pinheiro, uma marca da flor Áster.

Os Gregos consideravam a Áster como sendo um amuleto. Áster significa Outono na língua húngara. "Ostirosa" que é a "Rosa do Outono". Existe uma crença popular - se se colocar junto a uma Áster à noite e tentar ouvir, consegue ouvir um sussurro. É a Áster a falar com as suas irmãs estrelas. Algo que não é de todo surpreendente, porque segundo a lenda a Áster cresceu a partir do pó que caiu das estrelas. A lenda surgiu a partir de um astrónomo francês Cassini, que aprendeu a ciência acerca dos corpos celestes enquanto jovem e o resto da vida devotou-se à botânica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário